Wednesday, January 18, 2006

A origem da música sertaneja...

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No Brasil, chama-se de Música Sertaneja o estilo musical que se produz por artistas interioranos, de melodia simples e melancólica com letras de temáticas românticas e ingênuas.
O adjetivo "sertanejo", originalmente, se refere a tudo que é próprio dos "sertões", ou seja, do interior rural do Brasil (estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, e interior de São Paulo).
Originalmente, era chamado de "sertanejo" apenas o tipo de música composto e executado por artistas das zonas rurais, utilizando instrumentos artesanais e típicos da época colonial, como viola, sanfona e gaita. No entanto, a partir da década de 1980, tem início uma exploração comercial do estilo. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa. Começando com Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo, uma enxurrada de duplas do mesmo gênero segue o fenômeno, que alcança o seu auge entre 1988 e 1990. Em seguida, começa uma decadência do estilo na mídia, a música sertaneja perde bastante popularidade, mas continua sendo ouvida principalmente em áreas rurais do Centro-Sul do Brasil. No entanto, no início da década de 2000, inicia-se uma espécie de "revival" desse estilo, principalmente devido à sucesso de duplas como Bruno & Marrone e Edson & Hudson, e sua ampla divulgação na mídia, sobretudo a televisiva.
Para diferenciar o sertanejo artesanal (Alvarenga & Ranchinho, Pena Branca & Xavantinho) do sertanejo industrial, cunha-se o termo música caipira para os primeiros.

31 Comments:

Blogger Naruto said...

Muito bom isso e bom para pesquisas e etc...

7:28 AM  
Blogger nan said...

boa
vou precisar disto pra um rabalho de escola
valew

3:38 PM  
Blogger MahH said...

Noos , 'Naan' eu tabém vou precisar disso p/ um trabalho de escola (: , Ótiimas Reportagem , Beijoos !

11:42 AM  
Blogger #mayarinha# said...

vlw
m ajudo bastante
no trabalhu do colegio!!!

12:50 PM  
Blogger romulo said...

DJ ROMULO LOUCOS PELLA FARRA ISSO VAI ME AJUDAR MUITO VALEU AI MANOS

10:52 AM  
Blogger florzinha said...

Ola vim comentar q adorei a explicaçao servio para o meu trabalho de escola obr. Thau

8:45 PM  
Blogger truques de ps1! publique said...

lol eu também pra pesquisa!!!

9:36 AM  
Blogger gabriely said...

Eu amei essa reportagem!!

Meu trabalho vai ficar um SHOW de bola!!!!

3:57 PM  
Blogger claudia e renato said...

adorei o comentário sobre o sertanejo esta muito bom vou tirar 10
valeu em
beijo me liga
ass:juliana
colegio;meneleu

9:36 AM  
Blogger felipynho said...

muito legal ;D

add no msn

lipynho_94@hotmail.com

valeew

4:44 AM  
Blogger Ianka said...

otimo é o que eu precisava

11:45 AM  
Blogger clarice said...

gostei muito isso ai vai mi dar uma boa nota na escola

6:29 AM  
Blogger clarice said...

gostei muito isso ai vai mi dar uma boa nota na escola

6:29 AM  
Blogger Gabriel said...

me salvei de mas notas por causa disso

9:01 AM  
Blogger Gabriel said...

ufa..............

9:01 AM  
Blogger Gabriel said...

me salvei

9:02 AM  
Blogger Gabriel said...

me salvei

9:02 AM  
Blogger maria said...

espero que me ajude bastante

1:39 PM  
Blogger maria said...

espero que me ajude bastante

1:39 PM  
Blogger maria said...

espero que me ajude bastante

1:40 PM  
Blogger maria said...

espero que me ajude bastante

1:40 PM  
Blogger vitor said...

legal e daz

4:00 AM  
Blogger njnjnjnjis said...

é umk lixo essa porcaria de brog por causa disso tirei 0 bosta zerooooooo

9:14 AM  
Blogger njnjnjnjis said...

é umk lixo essa porcaria de brog por causa disso tirei 0 bosta zerooooooo

9:15 AM  
Blogger Paula blanco aguiar said...

isso e´muito bom eu vou arrazar no projeto da escola a minha sala ficou com os sertanejo
vou tirar nota 10
eba,eba,ebaaaaaaaaa
obg o seu blogger me ajudou muito !

12:09 PM  
Blogger Unknown said...

Omg...Mto bom o seu contudo, mas infelizmente vc n colocou o principal, o lugar onde nasceu a msc sertaneja#triste

3:15 PM  
Blogger Unknown said...

Omg...Mto bom o seu contudo, mas infelizmente vc n colocou o principal, o lugar onde nasceu a msc sertaneja#triste

3:15 PM  
Blogger Estudante said...

até que em fim encontrei algo que me ajudasse no trabalho da escola

2:46 PM  
Blogger Estudante said...

até que em fim encontrei algo que me ajudasse no trabalho da escola

2:47 PM  
Blogger Estudante said...

até que em fim encontrei algo que me ajudasse no trabalho da escola

2:48 PM  
Blogger master4rr said...

adorei mas e um tedio fazer esse tipo de musica de trabalho de escola

12:20 PM  

Post a Comment

<< Home