Wednesday, January 25, 2006

origem do samba

Para outros significados de Samba, ver Samba (desambiguação).
O samba é um ritmo brasileiro, nascido nos morros do Rio de Janeiro, entre os negros ex-escravos e seus descendentes. Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem a esse ritmo.
O primeiro samba gravado, Pelo telefone, de Donga, foi gravado no ano de 1917. Consta que é uma composição coletiva.
O samba representa, no Brasil, uma forte manifestação da cultura popular. Assim como o Brasil tem várias faces, o samba também possui diversas vertentes, segundo os ambientes culturais do país.
[editar]

Escolas de Samba
Nas maiores cidades brasileiras, principalmente no Centro-Sul, a principal manifestação do Carnaval é um desfile de grupos de foliões que apresentam uma unidade cenográfica e de figurino baseada num tema único (enredo) e desfilam dançando ao som de um único samba repetido várias vezes (samba-enredo). Estes grupos são denominados "Escolas de Samba" e competem entre eles pelo título oficial de campeã do Carnaval do ano. As "escolas" têm origem na ditadura de Getúlio Vargas, quando as associações de sambistas foram toleradas sob o pretexto de terem fins pedagógicos para as comunidades.

2 Comments:

Blogger batata said...

"O chefe de polícia,pelo telefone, manda me avisar, que na carioca tem uma roleta para se jogar..."

Tá aí um trechinho do primeiro samba que se tem registro fonográfico no Brasil. Bacana, como vocês escreveram, foi gravado por um tal de Donga e a letra deve ser de autor desconhecido. Pelo menos é o que diz no site da Radiobras, se eu não me engano.E vocês? Encontraram estas informações onde? Não seria legal colocar a FONTE?
Parabéns pelo blog, está ficando bem interessante.

Ps - E os LINKs ?

10:03 AM  
Blogger PGF said...

Oi Oi pessoal...
Tá beim interessanti u blog di v6, muita informação, dá a impresãum di ki v6 pesquisaraum bastanti...
Só u layout du blog di v6 ki tá muitu iscuru i pesadu, v6 pudiam reparar 1 pouku nissu.Mas gostei...

aproveiteim i dêem 1 passadinha nu nossu blog i dêem a opiniaum di v6.

PS: Si u grupu di v6 é g8 pur causa du nº di integrantes i agora ki v6 saum in 10?,

6:08 PM  

Post a Comment

<< Home