Wednesday, February 15, 2006

Tropicalismo

A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural que nasceu sob a influência das correntes de vanguarda artísticas e da cultura pop nacionais e estrangeiras (como o pop-rock e a poesia concreta) e mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960.
O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé) mas também ecoou em manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema Novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martines Corrêa).
Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das músicas que foi denominada exatamente de "Tropicália":"Sobre a cabeça, os aviões,
sob os meus pés, os caminhões,
Aponta contra os chapadões, meu nariz.
Eu organizo um movimento,
Eu oriento o carnaval,
Eu inauguro um monumento,
No planalto central do país..."

1 Comments:

Blogger www.SaladaCultural.com.br said...

Ótimo blog. Parabéns!!!
Aproveito para indicar meu site Salada Cultural (www.saladacultural.com.br) com canal exclusivo sobre ARTE, mais de 100 artigos sobre arte em geral, teatro, dança, museus, arquiterura, escultura, pintura, notícias e muito mais. O Convite está feito. Gostando do site, coloca a gente na sua seção de Links.

Abraços,
João Veríssimo
Salada Cultural
(www.saladacultural.com.br)

11:01 AM  

Post a Comment

<< Home